O Carnaval chegou! Você já começou a colocar em prática suas resoluções de ano novo? Se sim, parabéns!  Se não, agora é a hora.

O fato é que, se não mudarmos nada, continuaremos a ter a vida que sempre tivemos, na melhor das hipóteses.

Mas não complique. Metas demais podem nos desanimar e podemos acabar não realizando nada.  Grandes transformações podem ocorrer quando realizamos pequenas mudanças. Pense num barco no oceano guiando-se por uma bússola: basta mudar a direção em apenas meio grau para mudar drasticamente o destino final.

No livro O Poder do Hábito, Charles Duhigg nos ensina que se mudarmos o que ele chama de “hábitos angulares”, podemos desencadear um movimento que irá provocar mudanças em outros campos.

Veja o que ele diz:

“Pensemos, por exemplo, em estudos da década passada investigando os impactos dos exercícios nas rotinas diárias. Quando as pessoas começam a fazer exercícios habitualmente, mesmo com uma frequência baixa, como uma vez por semana, elas começam a mudar outros padrões não relacionados em suas vidas, muitas vezes sem saber disso. Tipicamente, pessoas que fazem exercícios começam a se alimentar melhor e se tornar mais produtivas no trabalho. Elas fumam menos e demonstram mais paciência com colegas e familiares. Usam seus cartões de crédito com menos frequência e afirmam sentir menos estresse. O motivo não é totalmente claro. Mas para muitas pessoas, o exercício é um hábito angular que deflagra mudanças disseminadas. ‘O exercício transborda para outras áreas’, disse James Prochaska, um pesquisador da Universidade de Rhode Island. ‘Há algo nele que facilita os outros hábitos’.”

Quando mudamos um hábito com sucesso, isso nos dá autoconfiança. Uma pequena vitória vai nos fazer acreditar em nós mesmos e em nossa capacidade de controlar nossa própria vida. Dá-nos a segurança de que podemos mudar, se quisermos.

Por isso, se sua lista de resoluções de ano novo estava muito grande e você não conseguiu fazer nada até agora, não se aflija. Mude uma coisa, apenas uma, qualquer coisa. Isso já vai fazer muita diferença no resto do ano, acredite.

Bom Carnaval.