Mindfulness – você ainda vai praticar!

 Treinar sua atenção para estar plenamente presente no aqui e agora.

Este é o objetivo de Mindfulness.

Uma ferramenta inovadora, simples e eficaz.

Ganhar mais tranquilidade, diminuir o desperdício de energia mental, ter mais foco, melhorar a qualidade de vida, quem não quer?

Sem uma palavra correspondente em Português, Mindfulness  tem sido traduzida como “Atenção Plena” e vem sendo praticada em empresas, hospitais, escolas, prisões e muitas outras instituições na Europa e Estados Unidos. Mais recentemente, virou febre no Vale do Silício, com a Google na vanguarda.

Mindfulness tem tido enorme aceitação porque oferece uma ferramenta simples para enfrentar as pressões que a vida moderna nos impõe e que nos coloca em um estado mental perturbador. Na maior parte do tempo, estamos desatentos ao momento presente, vivendo no “piloto automático”, constantemente preocupados, remoendo experiências e situações passadas, as emoções nos dominam, sentimo-nos sobrecarregados, distraídos com informações irrelevantes, desfocados e sem concentração.

Mindfulness  não elimina estas pressões em nossas vidas, mas pode ajudar-nos a responder a elas de uma maneira mais assertiva.

Baseado em técnicas meditativas e práticas de atenção plena, Mindfulness nos ajuda a reconhecer e escapar das reações psicológicas e emocionais habituais, muitas vezes inconscientes. Ela nos oferece uma abordagem cientificamente comprovada, um conjunto de ferramentas que nos permitem cultivar a presença, a clareza mental, o foco, a tranquilidade e a compreensão de nós mesmos.

As práticas mais utilizadas surgiram com o Dr. Jon Kabat-Zinn que fundou, em 1979, a Clínica de Redução de Stress na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts. Lá ele desenvolveu o programa MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction) que tem sido amplamente estudado e ampliado para tratamento de outros distúrbios como déficit de atenção, distúrbios alimentares, depressão, etc.

 “Mindfulness significa que a mente (MIND) está inteiramente (FULLY) se ocupando com o que está acontecendo, com o que você está trabalhando, com a pessoa com quem você está conversando, com o ambiente em que você está. É uma capacidade humana básica. Não é um talento. Todos nós a possuímos. Todos nós necessitamos dela. Qualquer um pode fazer isso, e isso muda tudo.”

(Barry Boyce – The Mindfulness Revolution)

Alguns benefícios da prática regular de Mindfulness:

  • redução do estresse e ansiedade
  • estabiliade emocional
  • mais foco eatenção
  • masi criatividade
  • concentração e decisão
  • melhor qualidade de vida

Formato dos cursos: O programa é composto de 8 encontros, uma vez por semana, que podem ser individuais, duplas ou grupos.

Facilitadoreas: Ana Marchi e Luciana Cintra (instrutoras pelo MTI – Mindfulness Trainings International, pioneiro nos cursos de formação no Brasil)

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